Nossa curadoria mensal dos conteúdos mais relevantes, pra você ficar bem informado.

Você vai passar 41 anos na internet

Qual tipo de pessoa você é: tenta manter o celular longe na hora de dormir OU deixa ele ao alcance e, nem bem acorda, já está conferindo as notificações?
Com essa pergunta, vamos ao meu primeiro destaque de maio.
⚠️ Antes, um aviso importante: você pode ir direto ao assunto que mais interessa, escolhendo pelos subtítulos.

🌐 Mais da metade da vida na internet
Um estudo realizado pela NordVPN estima que brasileiros passarão mais de 41 anos na internet, ou seja, mais da metade da vida, já que a expectativa de vida por aqui é de 75,9 anos.
Difícil de acreditar? Então, olha esses dados: o brasileiro começa a usar a internet por volta das 8h30 e para somente às 22h13.
Somando, os resultados são:⌛ 13 horas por dia, 91 horas por semana ou 197 dias por ano.
Desse total, o levantamento também descobriu que 21% do tempo é dedicado ao trabalho e o resto, 79%, ao entretenimento e redes sociais.

E você com isso?
Se o digital tomou conta das nossas vidas a ponto de ocupar mais da metade do tempo (e vai aumentar cada vez mais), é claro que a sua empresa não pode ficar só na constatação.
O mercado de condomínios é tão impactado quanto qualquer outro, porque o seu cliente faz parte dessa população altamente conectada.
Falamos sobre inovação como questão de sobrevivência no mercado em um conteúdo do nosso blog. Clique aqui e confira.

👻 Como foi sua sexta-feira 13? 

Você percebeu que maio teve sexta-feira 13? Algum sobressalto digno de nota?
Por aqui, correu tudo bem. 
Tão bem que nosso meme mais curtido do mês foi justamente nesse dia, com uma temática baseada (ou não) em fatos reais: pequenos contos de terror no condomínio
Clique aqui para ver e compartilhe seu próprio conto nos comentários. 

🧑‍💼 As 541 demandas do síndico novo
Ou seriam 542? 👀 Brincadeiras à parte, as responsabilidades acumuladas podem assustar um síndico de primeira viagem. 
Por isso, elaboramos um guia completo sobre o assunto, com 12 passos essenciais para ser síndico
Está no nosso blog, aqui. É um conteúdo gratuito que pode ajudar inclusive aquele seu cliente que acabou de assumir a função. Fique à vontade para compartilhar!

🤖 Tentaram proibir, mas não deu certo
Durante a Revolução Industrial, o movimento chamado ludismo reunia trabalhadores revoltados com as máquinas, que estariam roubando seus empregos. 
Em Ribeirão Preto, aconteceu algo parecido: 
uma cláusula de uma convenção coletiva de trabalho proibia que condomínios substituíssem porteiros por centrais de monitoramento virtual ou por acesso remoto.  
O Tribunal Superior do Trabalho determinou o acordo como abusivo e anulou a cláusula. De acordo com a decisão, princípios constitucionais da livre iniciativa e concorrência estavam sendo desrespeitados. 

Se está liberado…
Recursos como chave virtual, reconhecimento facial, interfone digital, entre outros, já permitem que condôminos tenham um controle de acesso autônomo, sem depender de porteiros.
Empresas de segurança podem oferecer todas essas possibilidades aos clientes, em uma só plataforma, com o Easy Access Winker. 
Além de um controle de acesso autônomo, seguro e inteligente, a solução traz benefícios estratégicos. Se quiser saber como funciona, clique aqui

👨‍💻 Condomínio no metaverso

Em Maringá, 60% das unidades de um complexo residencial no metaverso já estão pré-reservadas. O apartamento virtual é adquirido junto à compra de uma unidade real.
Os proprietários recebem 2 NFTs, um deles para acesso ao empreendimento no metaverso, o que permite o acompanhamento da obra mesmo à distância.
Ao todo, são 264 apartamentos, cada um com 33 metros quadrados.

Agora vai! Sem desculpas...

Agora que o Carnaval aconteceu, com desfiles e folgas estendidas, o ano pode começar de fato? 😅
Não há mais desculpas para adiar planos e ações.
Maio começa hoje e estou aqui para entregar os melhores conteúdos do mês passado, com direito a dicas finais para aliviar o estresse.

🔊 Por falar em Carnaval e barulho…
A ABNT revisou a norma de desempenho de qualidade de empreendimentos residenciais, a NBR 15575.
A atualização define a classe de ruídos para edifícios residenciais com base no nível de pressão sonora que existe em torno das fachadas de dormitórios.
De acordo com a ABNT, a avaliação da intensidade de ruídos agora deixa de ser subjetiva e é mais segura, pois determina exatamente o isolamento acústico dos quartos para cada nível de ruído externo. Confira aqui as novas determinações.

De dentro pra fora
Enquanto a atualização da ABNT tenta impedir o incômodo de ruídos externos, sabemos que problemas também aparecem dentro do condomínio, entre quem gosta de silêncio e vizinhos às vezes mais barulhentos.
Então, o que fazer? Conversamos com um síndico profissional e um especialista em direito condominial sobre caminhos possíveis. O resultado está em nosso blog, com orientações e uma polêmica: não existe uma lei que proíbe barulho após as 22h. Para ler, clique aqui.

🤯 5 problemas e 5 soluções
Redução de custos, baixo engajamento com o aplicativo, despesas inesperadas… O que tudo isso tem em comum?
São alguns dos desafios enfrentados por empresas de segurança. Elencamos os 5 principais em um conteúdo novinho. Claro que não falamos apenas dos problemas, também apontamos dicas sobre como evitá-los.
É gratuito, como sempre: clique aqui.

😵‍💫 Will Smith na central de monitoramento

O tapa que marcou o Oscar aconteceu no finalzinho de março e inspirou nosso meme mais curtido de abril.
A raiva de Will Smith se compara ao que sente o operador da central de monitoramento que atende condomínios? Achamos que sim, vale a pena conferir aqui.

🎦 Prefere um bate-papo em vídeo?

Nem só de conteúdos no blog nós vivemos. Aqui, você pode assistir ao webinar Tendências de segurança para o mercado de condomínios em 2022.
Thiago Paulo, COO da Winker, e Christian Visval, da Revista Segurança Eletrônica, analisam as mudanças do momento pós-pandemia e avaliam quais tecnologias estão revolucionando o setor.

😠 A revolta dos condôminos
Falta de diálogo e transparência na gestão de um condomínio em São Paulo foram os motivos de uma denúncia feita por moradores.
Eles alegam que decisões deliberadas em assembleias não são respeitadas, que a prestação de contas do condomínio é suspeita e que não há abertura para sugestões.
A questão é: não há como justificar que condôminos estejam afastados das decisões, já que a tecnologia facilita o acesso a todas as informações.
Na Winker, por exemplo, os problemas desse condomínio estariam resolvidos com 3 soluções:

➡️ Balancete Interativo, que substitui o balancete físico e é digital;
➡️ Módulo Mensagens, que unifica a comunicação em um aplicativo;
➡️Assembleia Virtual, que garante participação de qualquer local. 

⌛ Esgotado? Não chegamos nem à metade
Ainda falta muito para 2022 acabar, mesmo assim, o esgotamento mental pode ter chegado mais cedo esse ano.
Aquela sensação de que o cansaço é um companheiro que não desiste de você e outros sinais: irritabilidade, ansiedade em excesso, dificuldade para dormir e dor de cabeça.
Se é o seu caso, algumas dicas:

➡️ tenha momentos de pausa no dia;
➡️ busque liberar emoções em vez de reprimir o que sente;
➡️ atividades físicas ou manuais, leitura ou uma boa música podem ajudar;
➡️ respire fundo e concentre-se em ter resiliência, mesmo diante do estresse.

Tarda mas não falha...

Não apareci exatamente na virada do mês com as novidades de março, porque não combina comigo, uma newsletter baseada em fatos, aparecer no dia 1º de abril.
Achou que eu não vinha? Só estava esperando passar o Dia da Mentira.
Antes de começar, aquele aviso: você pode ir direto ao assunto que interessa, conferindo os subtítulos.

👎 Uma experiência ruim manda quase metade embora

O brasileiro é exigente: para 47%, basta uma experiência ruim para desistir de um produto ou serviço.O índice é ainda mais alto após duas ou três decepções: 90% abandona completamente a marca ou empresa.

E o que faz eles ficarem? Velocidade, conveniência e atendimento são essenciais para uma boa experiência, de acordo com 80% dos brasileiros. Os dados são de uma pesquisa da consultoria PwC.

.

⭐ Prioridades
As descobertas da pesquisa são válidas também para empresas que têm síndicos e condôminos como clientes.
Então, o que fazer? Mantenha seu cliente sempre no centro da estratégia de negócio.
Você pode começar pela leitura de um artigo em nosso blog, com 5 dicas para manter um ótimo relacionamento com o cliente. Clique aqui e acesse.

🔑 O controle de acesso jamais será o mesmo
O mês passado marcou o lançamento do Easy Access Winker, a solução completa de controle de acesso para empresas de segurança.
Desenvolvemos uma plataforma que reduz custos operacionais e chamados à central de monitoramento, por meio de um aplicativo com alto engajamento e a melhor reputação nas lojas Google e Apple.

Quer conferir todos os detalhes? Basta clicar aqui.

🚀 Como destravar?

Continuando no assunto segurança e falando agora especialmente para empresas deste segmento: além de serviços e soluções, como estão outros aspectos da sua estratégia?

Às vezes, empresas de segurança deixam o alinhamento estratégico um pouco de lado. Por isso, elaboramos o treinamento Destrave sua Empresa de Segurança.
É gratuito, com abordagem de 4 pontos fundamentais no mercado atual: o cliente, tecnologia e cultura interna, otimização de recursos e análise de dados. Clique aqui e saiba mais.

📲 Está sancionada
Agora é lei: assembleias virtuais podem ser realizadas em condomínios, já que o presidente da república sancionou a lei 14.309/22.
O que diz o texto? A assembleia pode ser virtual, desde que:

➡️ a convenção do condomínio não proíba a modalidade;
➡️ o edital de convocação tenha instruções claras de acesso, meios de manifestação e coleta votos;
➡️ o meio de realização assegure direitos de voz e voto iguais aos de uma assembleia presencial.

Nosso blog tem uma página inteira dedicada a conteúdos gratuitos sobre assembleia virtual. São vídeos, artigos, e-books e webinars, para sanar qualquer dúvida. Clique aqui e confira.

😴 Vão hackear nossos sonhos?

Por U$ 1.000,00, uma norte-americana aceitou participar de um experimento da cervejaria Molson Coors, para injetar anúncios em seus sonhos.
Após assistir a um vídeo da marca e adormecer, a mulher relatou ter sonhos estranhos. Em um deles, ela voava em um avião e jogava latas de cerveja para pessoas que a aplaudiam.
A notícia é do site Futurism e informa ainda que outras marcas como Xbox e Burguer King trabalham em tecnologias semelhantes.


Enquanto a publicidade em sonhos não se torna mais acessível 😅, conheça 5 estratégias de marketing digital para colocar em prática na sua empresa.

💸 Inadimplência em condomínios sobe 50%
Os dados são de um levantamento feito pelo Secovi, em São Paulo, que compara a quantidade de ações por falta de pagamento nos meses de janeiro e fevereiro. Mas, o que é possível fazer?
Algumas dicas válidas para quem atua na gestão são:

➡️ conscientizar condôminos sobre a importância da taxa condominial;
➡️ dar transparência à utilização de recursos;
➡️ oferecer praticidade nas formas de pagamento.

Nestes casos, a tecnologia também pode ser uma aliada. O módulo Boletos da Winker, por exemplo, garante que o condômino receba todos os boletos direto no aplicativo. Clique aqui e conheça como funciona.

E a Winker só serve para os boletos?
Respondemos essa pergunta com o post mais curtido em março nas nossas redes. Clique aqui para conferir e deixe seu comentário lá. 

Nem sei por onde começar... aconteceu tanta coisa

Fevereiro passa tão rápido e, mesmo assim, foi difícil selecionar quais novidades eu enviaria a você. Entre tantos assuntos, escolhi começar com um fato sobre os clientes da sua empresa.

🏅 Eles são campeões mundiais

O brasileiro é o que mais passa tempo mexendo no celular diariamente, de acordo com relatório da State of Mobile 2022.A média ficou em 5,4 horas por dia, ou seja, praticamente um quarto das 24 horas em frente ao aparelho em 2021. Em 2019, o tempo médio foi de 3,8 horas, então, o aumento pode estar relacionado à pandemia.
E a consequência não poderia ser outra: o mercado também se aqueceu.
Gastos com aplicativos, no mundo, cresceram 19% em 2021, se comparados com o ano anterior. Compras na App Store e Google Play somaram US$ 170 bilhões no ano passado.

🍰 Quer um pedaço desse bolo?
É justo que a sua empresa aproveite esse movimento, eu concordo e vou te mostrar como.
O caminho é investir em aplicativo próprio: assim, seus clientes vão passar parte daquelas 5,4 horas olhando para a sua marca, lembrando de você como solução.
Mas, antes de começar a sonhar, informe-se. Para ter um aplicativo próprio, você pode recorrer a uma plataforma white label, já desenvolvida e validada no mercado.
Confira como funciona neste artigo, que fala sobre o conceito, benefícios e como avaliar a melhor solução para a sua empresa.

💍 Quando o porteiro viu, já era tarde…
Jóias e relógios foram furtados de um condomínio, em São Paulo, por um grupo de três jovens que tinha a senha de acesso de um dos moradores.
Uma das possibilidades é de que a senha de algum condômino tenha sido compartilhada, mas o sistema não registrou qual senha foi utilizada para o furto.
O porteiro desconfiou e tentou bloquear a saída do grupo, que forçou o portão e conseguiu fugir.
Haja segurança, né?
Depois desse susto, será que o condomínio mantém o controle de acesso por senha?
Provavelmente, a empresa de segurança que oferece o serviço vai perder esse cliente. Afinal, já existem soluções mais efetivas.
Entre elas, as funcionalidades do sistema de acesso autônomo, que gera redução de custos operacionais para empresas de segurança e comodidade para condôminos.

Quer saber mais sobre acesso autônomo? Clique aqui.

🔒 Nem tudo está mais difícil
Para micro e pequenas empresas, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi flexibilizada.
As mudanças fazem parte de uma resolução já publicada no Diário Oficial da União e estão relacionadas a prazos maiores, comunicação com o titular de dados, contratação de DPO, entre outras questões.
Para entender o que mudou (sem juridiquês e direto ao ponto), clique aqui.

👩‍💻 Após dois anos de espera…
…foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei 548/2019, que permite a realização de assembleias virtuais em condomínios.
O texto determina que a deliberação e votação pode ser virtual, desde que:

✔️a modalidade não seja proibida pela convenção do condomínio;
✔️o edital de convocação tenha instruções claras de acesso, meios de manifestação e coleta de votos;
✔️o meio de realização assegure os mesmos direitos de voz e voto que condôminos teriam em assembleia presencial.

O projeto segue para sanção presidencial e define ainda que a administração do condomínio não é responsável por problemas técnicos ou falhas de conexão à internet de condôminos.
Clique aqui e faça assembleia virtual com validade jurídica, praticidade e segurança.

😺 Discórdia x Gatices
Não consegui escolher só um post do mês de fevereiro para enviar a você, porque, além do mais curtido, tem outro que fez muita gente dizer “óóin” 🥰!
Então, se você prefere o Jogo da Discórdia (sim, aquele da segunda-feira no BBB), vá por aqui.
Mas, se quiser conferir uma história de gatices no condomínio, venha aqui.
Só não esquece de comentar, curtir, compartilhar e seguir a gente por lá.

👃 De 4 em 4 segundos
Antes de terminar, uma dica para aliviar a ansiedade: respiração quadrada, conhece?

☯️inspire o ar pelo nariz por 4 segundos;
☯️mantenha o ar nos pulmões por 4 segundos;
☯️expire pela boca por 4 segundos
☯️mantenha os pulmões vazios por 4 segundos.

Está mais leve? Pode repetir quantas vezes quiser.

2022 de cara nova!

Nesse ano, decidi me reinventar! Afinal, como disse Peter Drucker: “Se você quer algo novo, você tem que parar de fazer algo velho”.
Então, trago algo a mais: notícias relevantes do nosso segmento e de tecnologia, doses de inspiração e, claro, vou manter o humor com nosso meme mais curtido. Com tantas novidades, por onde começar? (Ah! Não tem ordem aqui, você pode ir direto ao que interessa, ok?)

💸 Perdendo para a concorrência?
Reter é mais barato que conquistar novos clientes. A afirmação é de Philip Kotler, referência mundial em marketing.
E como anda a retenção por aí? Às vezes, a perda de clientes é resultado da falta de estratégia ou posicionamento de mercado.
Que tal conferir os 6 principais erros que impedem sua administradora de reter mais clientes? Eles estão em e-book gratuito, clique aqui e saiba quais são.

🤖 Asimov acertou?
Isaac Asimov escreveu, em 1953, sobre um futuro distante em que robôs substituem a mão de obra humana na Terra. Na obra de ficção científica, os terráqueos detestam as máquinas humanóides que vêm ocupando seus postos de trabalho.
Agora, nos EUA, fábricas adotam o chamado “robô como funcionário”.
Já é possível alugar os robôs e pagar somente pelas horas que trabalham. Eles são utilizados principalmente em tarefas repetitivas, mas custam 53% a menos que a contratação de um funcionário humano.
A notícia é do site Wired e você pode conferir aqui.

Por falar em automação…
Hiperautomação será uma das principais tendências estratégicas para 2022, de acordo com o relatório anual Gartner, que traz ainda outros 11 pontos de atenção para quem busca crescimento, digitalização e eficiência.
O relatório define hiperautomação como o ato de identificar o maior número de processos possíveis e automatizá-los o quanto antes.
Os benefícios? Mais qualidade no trabalho, agilidade em decisões e em processos internos. Sua empresa tem atuado nesse sentido?

Um passo a passo sempre é bem-vindo, né?
Já está pensando em como a hiperautomação seria perfeita na gestão de condomínios, mas não sabe como fazer? Comece conferindo um passo a passo sobre gestão digital, clicando aqui.

🏢 Viralizou e condomínio foi condenado
Um vídeo de dois trabalhadores na portaria de um condomínio em Santos, São Paulo, viralizou nas redes sociais com a fake news de que eram ladrões.
As imagens foram gravadas pelas câmeras de segurança do condomínio e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou o condomínio a indenizar as vítimas.
Na decisão, o juiz ressalta que trata-se de um caso de negligência na guarda das imagens, já que as câmeras pertencem ao condomínio. A notícia é do site g1.

🔒 Dê valor aos dados!
Sua administradora e seus condomínios clientes coletam dados pessoais diariamente e eles são valiosos, como vimos na notícia anterior.
Você sabe responder se os processos internos estão adequados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Faça um diagnóstico gratuito da sua administradora, aqui.
E se quiser ajudar seus clientes nesse processo, indique a eles o diagnóstico gratuito para condomínios.

📝 É sério isso?
Que ainda existem síndicos que insistem na listinha de papel para reservas de áreas comuns? Infelizmente, sim.
O controle das reservas já pode estar na palma da mão, inclusive de acordo com o regimento interno de cada condomínio.
É o que faz o módulo Reservas, da Winker. Mostramos como funciona e todos os benefícios, aqui.

📺 E o BBB, você ama ou odeia?
Amando ou odiando, tenho certeza: você vai rir com nosso meme mais curtido em janeiro. Não precisa estar acompanhando o programa para entender, clica aqui e vem ver!
Ah, nosso sextou sempre tem humor na gestão de condomínios. Pra não perder, segue a gente nas redes!

Inscreva-se na Winker News e receba no seu e-mail todos nossos conteúdos sobre o mercado de condomínios.