Novidades e atualizações de 2021

Você, que é cliente Winker, sabe que uma plataforma de gestão e relacionamento, baseada em tecnologia, nunca está finalizada. Pelo contrário, para ser a melhor, nossa solução é aprimorada continuamente.

Grande parte das atualizações, melhorias e ajustes vem de você, daquilo que você precisa para ter um dia a dia mais simples.

Aqui, reunimos todas estas novidades, para que você conheça e consiga utilizá-las da melhor forma. O conteúdo está dividido mês a mês, para facilitar a leitura. Aproveite!

Agora, é possível definir quantas opções de voto o usuário pode selecionar em enquetes de múltipla escolha, no módulo Assembleia Virtual. A melhoria está disponível nas configurações de um item de votação, com a exibição de um campo chamado “Pode ser selecionado até quantas opções de voto?”.

Também houve melhorias em relação aos relatórios da Assembleia Virtual. As mudanças abaixo são válidas somente para portais/condomínios do tipo Empresarial:

• nos relatórios de lista de presença, foi retirado o perfil do participante;

• nos relatórios de lista de presença, lista de unidades representadas, votação, entre outros, foi retirado o tipo de portal que aparecia antes do nome do portal;

• ajuste para a visualização de unidades, com possibilidade de cadastro de novas unidades. 

Para clientes que utilizam o ERP GoSoft/Ahreas, foi implementado um novo campo no módulo Boletos, chamado “Aos cuidados”. A informação preenchida neste campo, no ERP, aparecerá no boleto em si como “Pagador” e aparecerá somente se o nome citado for diferente do nome do responsável pela unidade. 

Diversas alterações foram implementadas no módulo Financeiro, para que síndicos também utilizem as funcionalidades em suas rotinas. Sempre que este módulo estiver habilitado no portal do síndico, o mesmo terá acesso às seguintes melhorias:

• em “Plano de Contas”, a opção “Novo Plano de Contas” foi alterada para “Nova Conta”. Já a opção “Tipo de plano de conta” agora aparece como “Tipo de conta”;

• duas alterações ocorreram em “Previsão Orçamentária” e “Previsto”:

1. a tabela de exibição “plano de conta” agora aparece como “Contas”;
2. a opção “Adicionar plano de conta” foi alterada para “Adicionar conta”.

• ajuste para que, na página inicial do módulo, no campo informação de “Próximos pagamentos”, não sejam mais exibidas contas a receber (Receitas), somente contas a pagar (Despesas);

• também na página inicial, houve ajuste para que o painel de “Pagamentos pendentes” apresente apenas as despesas vencidas, no lugar de exibir também valores de receitas;

• no painel de “Saldo para os próximos 15 dias”, foi alterado o título para “Fluxo de caixa para os próximos 15 dias”;

• em “Todos os Lançamentos”, foi incluído um filtro de busca de Contas a Pagar e Contas a Receber.

Implementada uma nova opção de busca pela unidade do morador que adicionou um visitante. A novidade está disponível no módulo Portaria, em “Registre uma visita”.

Neste mesmo módulo, foi implementado um botão para download da planilha de “Protocolo de Correspondências”. O botão também está disponível em “Menu”, “Relatórios” e apoia os usuários na conferência de entregas de correspondências. 

No painel de controle de câmeras, dentro do dashboard do gestor portal, houve ajuste na opção de habilitar e desabilitar a visualização de câmeras, já que o totalizador também estava somando as câmeras que eram desabilitadas, gerando inconsistência na contagem. 

Outro ajuste ocorreu nas configurações do portal no módulo “Câmeras”, pois não era possível adicionar uma quarta câmera, por exemplo, quando na verdade o limite para cadastramento era de 10. O erro ocorria devido à soma das câmeras que já haviam sido deletadas. Agora, não são mais consideradas as câmeras já inativadas no portal. 

Foi implementado para que usuários com perfil “Diretor Presidente” no ERP Superlógica integrem também como síndicos na Winker. 

Já o botão que permite a configuração de portais agora está disponível em mais locais, para facilitar a visualização e utilização de usuários. Ele aparece na página inicial do condomínio e também no Menu, mas somente para gestores que têm a opção disponível.

Agora, no momento de encerramento da Assembleia Virtual, o sistema registra automaticamente todas as informações referentes ao condomínio naquele instante. 

Este registro fiel – com dados de moradores, lista de presença, unidades representadas, entre outros – confere ainda mais segurança à Assembleia Virtual. Significa que alterações realizadas após a finalização da assembleia não interferem no resultado final das votações. 

Outra novidade é uma nova aba, chamada “Alertas”, na qual estão 18 conferências para verificação da integridade das informações da assembleia. São alertas que auxiliam tanto antes, quanto após o encerramento:

A Winker está integrada a mais um sistema contábil, o MM. As administradoras que utilizam este ERP têm disponíveis as informações sobre condomínios, estrutura e moradores, além de boletos.

Relatórios financeiros para Superlógica

Esta é uma novidade que atende um pedido frequente entre muitos clientes que utilizam o ERP Superlógica: todos os relatórios financeiros do Balancete Interativo disponíveis, com exibição de informações em tempo real. São 9 relatórios a mais:

• Demonstrativo de Receita

• Demonstrativo de Despesa

• Demonstrativo de Contas

• Demonstrativo de Realizado

• Posição Financeira

• Acordos

• Fluxo de Caixa

• Extrato da Conta Corrente

• Inadimplentes

Integração com Data Digitus

Todos os condomínios de administradoras que possuem integração com o ERP Data Digitus agora exibem informações de relatórios financeiros, prestação de contas e lançamentos contábeis. Tudo isso por meio do módulo Balancete Interativo. 

Exibição da aba de Orçado e Realizado

A exibição da aba de Orçado e Realizado para moradores apresentava erro, mesmo quando habilitada a visualização. Para solucionar o problema, foram criadas duas configurações: uma que permite a exibição para a administração do portal e outra que habilita a exibição para moradores. Esta aba encontra-se em “Configurações do portal”, “Financeiro”, “Balancete Interativo – acesso aos condôminos”.  

Uma nova função está disponível no dashboard do gestor portal: excluir a pasta digital. Para isso, foi acrescentado um botão no dashboard. A funcionalidade se aplica a casos em que ocorreram enganos ou ainda para que gestores consigam reenviar a Pasta Digital quantas vezes forem necessárias.

Foi desenvolvida a opção de envio de boletos por meio do dashboard, para administradoras que utilizam o sistema contábil iGest. Basta clicar no símbolo de engrenagem, em seguida na opção “Enviar” e depois em “Boletos”.

Dessa forma, caso necessário, os boletos podem ser reenviados. Mesmo assim, o envio de boletos do ERP iGest continua ocorrendo também de forma automática. 

Foi realizado ajuste na geração de planilha de relatório de todos os condôminos, pois a acentuação de palavras estava incorreta. Agora, o formato de linguagem de todos os computadores reconhece como uma palavra em português do Brasil e a exibição está correta. 

Houve correção de erro neste módulo, com acréscimo de uma nova validação no código, para que não faltem informações da integração. 

Quando um usuário era compatibilizado, através do Situator, não estava ocorrendo o envio das informações de veículos deste morador. Houve ajuste para o envio correto dos veículos cadastrados, bem como para atualização de qualquer alteração. 

Agora, no módulo Câmeras, há uma opção que permite selecionar quais divisões ou blocos poderão visualizar as imagens de determinada câmera. Já usuários que possuem a permissão “Gerenciar Câmeras”, a visualização se mantém sem restrições. A opção de selecionar a visualização está disponível em “Configurações de Segurança”, “Câmeras de Segurança”, “Editar”. 

Quando um prestador de serviço for autorizado a acessar o condomínio, será possível informar ao sistema, através da opção “Prestador de Serviço”, que também está integrada ao Situator. A opção está disponível em “Menu”, “Portaria”, “Convidar visitante”.
Essa melhoria será disponibilizada de forma gradativa nos aplicativos de cada administradora.

Observações de reservas já realizadas ou com datas já decorridas agora podem ser editadas. Este foi um pedido de administradoras que utilizam o sistema, já que antes não era possível editá-las. 

Também houve correção no módulo Reservas, para que a edição das observações ocorra normalmente. Havia um bug que impedia inserir qualquer conteúdo nas tentativas de edição. 

O relatório “E-mail enviado/Nenhum aberto”, do módulo Multas e Advertências, agora traz novas informações: CNPJ do portal e outros dados, título da advertência, data da ocorrência, unidade e nome do morador. A mudança permite que, em caso de cobranças judiciais, mais informações estejam disponíveis para anexo.

Agora, moradores também podem acessar, visualizar e comentar referências de pastas digitais. Também há a possibilidade de selecionar quem deve ser notificado sobre adição de novas referências. Basta que síndicos, administradoras ou usuários com permissão para alterar configurações do condomínio liberem o acesso. É possível fazê-lo em “Financeiro”, nos condomínios que possuem o Plano Pasta Digital.

Houve ajuste para que o síndico tenha acesso a relatórios do Controle de Acesso, já que para esse caso específico o síndico possuía apenas permissão de morador. O bug foi corrigido e o sistema agora também avisa quando há solicitação de um relatório com período mais antigo que um ano, com a seguinte mensagem: “Você deve selecionar um intervalo de datas de até 1 ano”. 

Agora, a ordem de exibição do histórico do morador, no módulo Cadastros, é definida pelas alterações mais recentes realizadas em cada cadastro. O ajuste facilita as rotinas de quem utiliza a funcionalidade diariamente.

Assembleia Virtual recebe diversas melhorias

A Assembleia Virtual Winker agora é utilizada também por uma instituição financeira, a Unicred. Diante do novo projeto, a ferramenta ficou ainda mais refinada, com as melhorias a seguir. 

Na tela de Configuração, em “Esta é uma Assembleia”, foi acrescentada a alternativa “de Afetação”.

Na aba “Pauta”, em “Votação”, agora é possível selecionar por perfil quem poderá responder em determinados itens de votação. Também é possível publicar resultados separadamente em cada item de pauta.

• Na tela de “Votação”, quando há tentativa de alterar um voto já registrado, aparece a seguinte mensagem: “Opa, você já registrou voto nesta votação. Será válida a sua última decisão. Quer retificar ou ratificar seu voto?”

Também na tela de “Votação”, ao lado de cada item de votação, agora aparecem outros dois novos status: “Voto não registrado” e “Votou parcialmente”, além do “Voto registrado”. 

Nos relatórios de Lista de presença, Lista de presença das unidades, Relatórios de conversas e Relatório de votação, há novas informações disponíveis: CNPJ do portal, quando o relatório foi emitido e se o voto é ou não secreto. 

Na aba “Resultado”, em “Votação”, foi adicionado um botão para baixar a planilha de Auditoria da votação. É onde estão registradas todas as ações de voto dos envolvidos, incluindo os votos alterados.Na aba “Fração Ideal”, quando a soma das frações do condomínio não é de 100%, a Winker informa que a diferença deve ser ajustada. 

Download de planilha com e-mails bloqueados

Agora, está mais fácil ter acesso ao levantamento de e-mails bloqueados e solicitar revisão da informação aos moradores. 

No módulo Cadastros, basta clicar em “Relatórios”, “E-mails bloqueados” e, nesta tela, ao lado do botão “Imprimir”, foi adicionado um botão para download da planilha com os e-mails bloqueados. 

A mesma função pode ser encontrada no Dashboard, no símbolo de engrenagem, na opção “Ferramentas” e “E-mails bloqueados”. 

Enquete

Diante do cadastro de uma nova enquete, o sistema enviava push aos moradores, mesmo quando a opção de não comunicar havia sido escolhida. Houve ajuste para que o push seja enviado somente quando necessário comunicar moradores, seja na criação da enquete ou depois.

Usuários inativos

Colaboradores inativos continuavam recebendo notificações sobre mensagens em que estavam marcados. Houve ajuste e usuários inativos não recebem mais estas notificações em push. 

Financeiro

Diversas mudanças ocorreram no módulo Financeiro, para que síndicos também consigam utilizá-lo na gestão do condomínio. 

• As legendas de saldo do caixinha foram alteradas para melhorar a compreensão. A legenda “Inicial” agora se chama “Saldo inicial”. A legenda “Retirados” foi alterada para “Entradas”. Já a que se chamava “Apontados”, agora aparece como “Saídas”. 

• Agora, é possível editar os campos de “Informações para emissão de boleto”, mesmo após o cadastro. Entre eles, estão os campos “Agência”, “Cedente”, “Convênio” e outros em “Banco”. 

• Ajuste para exibição correta dos valores de “Saldo em dd/mm/aaaa: R$”, em “Caixinha”, “Relatórios”. Antes, não havia exibição do valor de acordo com o saldo total da caixinha. Neste mesmo relatório, foi ajustada a exibição da data, que não aparecia como dia/mês/ano. 

• Correção para que em “Transferências” não seja permitido preencher a data inicial menor que a data atual. 

• Quando um morador acessava o módulo Financeiro, clicava em alguma opção e depois retornava à página principal do módulo, ele conseguia adicionar lançamentos, visualizar agendamentos e o valor total da caixinha. Houve ajuste para que essas opções não apareçam mais aos moradores.  

Filtro em evidência no módulo Mensagens

O módulo Mensagens contém uma função de filtro e agora ela ganhou mais evidência: no lugar de um botão apenas com ícone em formato de lupa, agora há também a palavra “Filtrar”.

Ao clicar nele, é possível buscar mensagens por título, setor, código, responsável, prazo ou unidade. 

Atualizações automáticas para o Situator

Agora, todas as informações cadastradas sobre veículos na unidade do morador, através do módulo Controle de Acesso (placa, modelo, marca ou cor, por exemplo), são atualizadas de forma automática no Situator. 

A melhoria é válida tanto para o cadastro de novas informações, quanto para alterações ou exclusões. 

Também há o envio de informação sobre unidade, para que a mesma seja exibida em alguns campos específicos do Situator, quando se referem à legenda “Apartamento”.

Correções em conversas

Após atualização no módulo Assembleia Virtual, a opção “Conversas” deixou de funcionar. Houve ajuste imediato do problema, assim que relatado o problema ao suporte, para a visualização normal das mensagens. 

Atualização no cadastro de placas

Ajuste realizado para que o sistema aceite o preenchimento de todos os tipos de placas de veículos. Havia um erro nas tentativas de cadastro de um modelo específico de placa, devido à validação do sistema. 

Ajuste em veículos

Correção de bug gerado pelo alto número de veículos cadastrados por unidade. Quando havia grande quantidade, a abertura de relatório ficava impossibilitada. 

Agora, a visualização do relatório suporta um grande número de veículos, mesmo que cadastrados na mesma unidade. 

Ajuste na seleção de espaços

Para a reserva de espaços com a configuração “Uma mesma unidade/usuário não poderá ter reservas simultâneas no mesmo dia entre este espaço e os espaços”, era exibido um alerta informando que não havia sido possível criar a reserva. 

O erro acontecia, porque o primeiro espaço era sempre selecionado, mesmo quando o espaço era diferente do configurado. 

Houve correção para que, na busca, apareça o espaço correto selecionado nestas configurações. 

Verificação de recebimento

Quando um usuário informava que havia recebido uma entrega, no módulo Correspondências, o sistema enviava várias notificações via e-mail. 

Para ajustar esse bug, foi criada uma validação de verificação sobre recebimento da notificação via e-mail. 

Botão para download

Para o download de boletos através de link (como no caso do ERP Igest), não existia tratamento para este tipo de visualização no painel da imobiliária.

Houve correção e, agora, quando o boleto é visualizado por link, um botão para baixar é exibido no painel da imobiliária.

Fração ideal no módulo Assembleia Virtual

Para condomínios onde o tamanho das unidades impacta no peso dos votos em assembleia, o módulo Assembleia Virtual agora tem a possibilidade de cálculo por fração ideal, diretamente na Winker:

•  acrescentada a opção de totalização de votos por fração ideal;
•  campo de fração ideal adicionado no cadastro das unidades do condomínio;
•  nas configurações das assembleias, há uma aba “Fração Ideal”, com opção de editar ou verificar as frações por unidade;
•  a aba “Fração Ideal” também exibe quantidade de unidades, divisões e soma de frações.

A soma de votos também pode ocorrer com base na fração ideal e, além disso, relatórios de lista de presença e de unidades representadas trazem informações sobre a fração ideal.

Permissões e visualização

Ajuste para que usuários sem permissão não consigam encerrar uma mensagem. Agora, somente quem criou a mensagem ou tem a permissão “Gerenciar mensagens” pode encerrá-la. Geralmente, a permissão é concedida a síndicos e, em alguns casos, colaboradores e conselheiros do condomínio.

Também para o módulo Mensagens, foi retirada a atualização automática do painel da administradora. A mudança facilita a busca por mensagens antigas, que continuam aparecendo no painel. Assim, a cada visualização de mensagem, não é necessário buscar novamente por mensagens antigas, já que há um redirecionamento para a mesma tela anterior. nome das portas seja atualizada.

Enquete

Para o cadastro de enquetes, no módulo Mensagens, é obrigatório o preenchimento de uma descrição.

Quando o usuário não preenchia esse espaço, o sistema não informava a obrigatoriedade. Então, foi adicionada uma mensagem para lembrar sobre a falta da descrição.

Veículos

Correção para que todos os veículos de cada unidade sejam listados no módulo de Portaria.
Agora, quando um condômino possui mais de três veículos cadastrados, mas exclui um deles, a informação é exibida normalmente também no módulo de Portaria.

Anexos de documentos comprobatórios

Ajuste na exclusão de opções de documentos comprobatórios. Quando estavam cadastradas três opções de documentos para que usuário pudesse se cadastrar e depois eram excluídas as três, apenas a primeira deixava de existir.
Agora, a exclusão funciona corretamente, em “Configurações do condomínio”, “Usuários”, na opção “Solicitar anexo de documentos comprobatórios”.

Ajuste de aviso

Agora, no painel da administradora, no módulo Assembleia Virtual, quando há tentativa de acesso a um condomínio que não tem o Plano Assembleia Virtual, uma mensagem é exibida, informando que o condomínio não possui o plano. Antes, o sistema simplesmente redirecionava para a escolha de portais, sem apontar o motivo.

Alteração em títulos

No painel da administradora, no módulo Balancete, ao abrir comentários de tamanho maior do corpo diretivo, o título da mensagem também ficava muito extenso para a exibição. Houve melhoria: a mensagem foi retirada do título, que agora exibe também a referência do lançamento.

Atualizações 

Ajuste no painel de compatibilização das portas de controle de acesso, no módulo Câmeras, para que a alteração do nome das portas seja atualizada.

Feito com ❤️ na Ilha do Silício