As empresas estão o tempo todo buscando novas oportunidades de negócios. Por esse motivo, conhecer algumas técnicas sobre como atrair mais clientes é uma ótima maneira de fortalecer a imagem da marca, destacar o marketing digital e se tornar uma referência na área de atuação.
Atrair clientes é sempre um grande desafio, principalmente com tantos negócios no mercado. Mas, com uma estratégia e planejamento adequados, é possível se manter competitivo e alcançar (bem como reter) novos clientes e audiência.
Nos últimos anos, grande parte da audiência está na internet. Isto exige que as marcas se preparem mais para chamar atenção neste ambiente, que é mais dinâmico e ágil, mas também mais democrático e que permite uma maior interação com o público – alcançando novos patamares na estratégia.
O que é marketing digital?
Basicamente, e como o próprio nome diz, o marketing digital trata de estratégias de marketing voltadas para internet, ou seja, que são executadas online.
Com isso, as ações desenvolvidas proporcionam oportunidades de negócios e permitem dar uma nova identidade à marca, além da aproximação com o público-alvo.
Antes de criar as estratégias, os profissionais precisam entender melhor o perfil da persona da empresa.
Na prática, a persona representa o perfil de cliente ideal e que pode consumir os produtos e serviços da marca, de modo que atenda às suas necessidades.
Tanto a persona quanto o público-alvo são conceitos muito utilizados durante o processo de criação das estratégias.
Contudo, se diferem, pois a persona é mais específica, contribuindo com estratégias mais efetivas (pertencendo ao público-alvo). Já o público-alvo se trata de algo mais genérico e amplo, abrangendo todos os perfis que podem compor o mercado consumidor.
Para definir ambos, as pesquisas de mercado devem ser feitas, ajudando os profissionais a entenderem mais sobre o perfil dos consumidores e assim criar estratégias de sucesso.
Estratégias de marketing digital para ter sucesso nos negócios
Conhecer as principais estratégias de marketing é uma maneira de melhorar a credibilidade dos negócios, ter mais visibilidade e sucesso. Para isso, as mais utilizadas são:
1. Inbound Marketing
A estratégia de Inbound Marketing visa atrair as pessoas, despertando a curiosidade para conhecer a sua empresa.
As marcas podem utilizar esta técnica para entender as necessidades dos clientes e se conectar com eles, apresentando uma solução e materiais que trazem mais valor e relevância.
Com os métodos de atração, conversão, venda e encantamento, os profissionais podem apresentar conteúdos relevantes. Estes permitem que as pessoas interajam e se sintam valorizadas pela marca, também aumentando a audiência.
Esta é considerada uma das estratégias mais eficientes para captação de clientes, já que utiliza técnicas de SEO (Search Engine Optimization), conteúdos interessantes e gestão de redes sociais, entre outras, de forma orgânica e paga.
2. Mídias Sociais
Atualmente, as redes sociais são muito mais do que um canal de comunicação.
Afinal, cada vez mais, elas podem ser entendidas como um espaço para fortalecer a presença do empreendimento no meio online e funciona como uma excelente ferramenta de intermediação com os clientes.
Nas redes, é possível investir na criação de conteúdos e anúncios pagos, por exemplo, aumentando o tráfego e estando mais próximo da audiência, o que enriquece as campanhas.
Para isso, o desenvolvimento das campanhas pode ser feito através das plataformas Ads. Alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads;
- Twitter Ads;
- Youtube Ads.
Promover os lançamentos de produtos e divulgar conteúdos úteis são exemplos de ações que as empresas podem realizar para chamar atenção das pessoas e aumentar a conversão para clientes.
3. SEO (Search Engine Optimization)
Esta estratégia visa a otimização de blogs e sites e, dentre as ações, o uso de palavras-chave se destacam – visto que podem ser utilizadas para melhorar o ranqueamento, permitindo que as páginas sejam as primeiras nos resultados das buscas.
Um ponto positivo desta técnica é que pode ser implementada em diferentes negócios.
Além do uso de palavras adequadas ao nicho, para melhorar o posicionamento, é importante produzir conteúdos de qualidade, demonstrando o valor aos usuários e buscadores.
Pensar em palavras-chave eficientes e que tenham relação com a empresa é processo fundamental para a escolha e desenvolvimento efetivo do conteúdo dentro do tema proposto.
Assim, os termos poderão ser utilizados nos títulos, meta description, em links externos e até nos textos, demonstrando aos algoritmos quais os assuntos abordados no material e sua relevância.
4. Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo é utilizada para engajar pessoas. O formato permite criar uma identidade para a marca e oportunidades de vendas, ampliar conexões e esclarecer dúvidas dos clientes.
As estratégias de marketing de conteúdo são consideradas pilares para complementar outras ações do marketing digital, inclusive campanhas pagas e o inbound (já mencionados).
Isto posto, os profissionais podem criar conteúdos com diferentes formatos e profundidade, conforme o estágio do ciclo de compra e interesses do usuário. São exemplos de material:
- Artigos;
- Blog corporativo;
- E-books;
- Posts nas redes sociais;
- Podcast;
- Vídeos;
- Webinars.
Acertando o tom da mensagem e usando o canal de comunicação certo para essa audiência, é possível provocar o encantamento da audiência, graças a produção de conteúdo que pode ser focada em educar o público, além de fornecer informações relevantes sobre a empresa e os produtos que oferece.
5. Aposte no marketing de vídeo
Conteúdos em formato de vídeos são os que mais ajudam a aumentar o tráfego na web, graças às pesquisas que as pessoas realizam e a facilidade de consumo desse formato.
Mais ainda, alguns consumidores costumam ver vídeos antes de fazer uma compra, verificando resenhas e tutoriais para compreender se o item realmente atende suas necessidades.
Desse modo, investir em uma boa produção pode ser o caminho para aumentar o número de clientes e vendas.
Assim, criar um canal no Youtube ou em outras plataformas de vídeos e estudar bem o formato que agrada os seus clientes, se comunicando com o perfil desses usuários, é fundamental para melhorar o faturamento do negócio.
Anúncios em vídeos é outra opção de formato que pode ser utilizado para alcançar a audiência em diferentes plataformas, seja o próprio Youtube ou outras redes sociais, incluindo aplicativos.
Portanto, investir tempo e capital na elaboração de estratégias de marketing digital é o modo de ter mais clientes, uma relação com esses consumidores a longo prazo e proporcionar muito sucesso para a empresa.