Proposta de valor

Quando você está em busca de um produto ou serviço, o que o leva a decidir entre as opções que conhece? Pode ser que você nem saiba, mas um dos principais motivos é a proposta de valor

Este conceito definido em 3 palavras tem o poder de fazer com que potenciais clientes tomem uma decisão de compra e mais: tornar fiéis aqueles que já são clientes. 

Se a sua administradora não tem uma proposta de valor definida, com certeza está perdendo tempo e espaço no mercado. 

Por isso, continue a leitura para entender:

  • O que é proposta de valor?
  • Por que investir tempo na criação de uma?
  • As bases de uma proposta de valor infalível
  • Como criar uma?
  • Exemplos para se inspirar

O que é proposta de valor?

Diante do assunto “proposta de valor”, é válido começar o entendimento com uma pergunta:

você deixa claro para o mercado por que seus serviços são os melhores? proposta

Quando você imagina aqueles clientes ideais, o que acha que pode fazê-los escolher a sua administradora de condomínios e abandonar as propostas de concorrentes?

É certo que muitos motivos devem ter passado pela sua mente agora, você os conhece com detalhes.

Mas será que estes clientes ideais têm clareza sobre eles?

O conjunto de motivos, diferenciais e vantagens que a sua administradora oferece aos clientes é a proposta de valor.

Parece simples, mas ela deve ser resumida em poucas palavras e, principalmente, fácil de entender e visualizar. 

Por que investir na criação de uma?

Não basta que você saiba exatamente o que sua empresa resolve com qualidade e excelência.

Todo o esforço em prestação de ótimos serviços de gestão será em vão, caso sua mensagem não chegue com impacto ao público certo. 

Por isso, investir tempo e recursos na criação da proposta de valor é algo que nenhuma empresa pode deixar de lado. Muito menos administradoras de condomínios, para as quais a concorrência é cada vez mais acirrada. 

proposta de valor perfeita

Então, os principais motivos para criar sua proposta de valor o quanto antes são:

  • esclarecer ao cliente em potencial por que seus serviços são indispensáveis;
  • fazer com que seu público-alvo entenda rapidamente o que sua empresa oferece;
  • destacar sua empresa em meio à concorrência;
  • alcançar a fidelização e retenção de clientes

Este último ponto, que remete à fidelidade, é essencial. Afinal, quando clientes realmente entendem todos os benefícios que alcançam por meio dos seus serviços, dificilmente pensam em trocar de administradora

Até mesmo a concorrência por preços perde espaço, diante de uma proposta de valor clara e bem definida.

Ninguém substitui uma prestadora de serviços quando há certeza e entendimento completo sobre os motivos pelos quais os serviços têm determinado valor. 

As bases de uma proposta de valor infalível

Antes de tentar elaborar a proposta de valor da sua administradora, é fundamental entender alguns aspectos que compõem a base desse conceito tão importante.

Para facilitar, citamos 4 aspectos principais, relacionados ao que precisa ser considerado para alcançar uma proposta infalível:

  1. simplicidade: transmita a mensagem de forma clara, para que seja rapidamente compreendida. Seja direto e objetivo. Para isso, estude profundamente seu cliente e saiba quais dores fazem com que ele contrate seus serviços; 
  2. estilo: este é mais um ponto ligado ao público-alvo, pergunte-se: com qual público estou tentando falar? A depender da resposta, haverá diferentes formas de abordagem e linguagem para se aproximar deste público;
  3. sinceridade: exageros e fuga da realidade não cabem em uma proposta de valor efetiva. O foco é descrever seus serviços e como eles podem ajudar, com transparência;
  4. objetividade: deve traduzir exatamente os benefícios que o cliente encontrará no produto ou serviço. Assim, será possível direcioná-lo, sem perda de tempo. 

Como criar uma proposta de valor?

criar proposta de valor

Para começar a construir a proposta de valor na prática, não esqueça de que ela deverá responder:

  • como seus serviços resolvem problemas dos clientes?
  • quais benefícios sua empresa oferece?
  • por que o cliente deve escolher seus serviços em vez do concorrente?

Já a estrutura em si da proposta, consiste basicamente em 4 etapas:

  1. título: uma ou no máximo duas frases, curtas, para informar o que sua empresa faz. Quanto maior a criatividade para elaborar algo realmente impactante, melhor. 
  2. subtítulo: conteúdo para detalhar e trazer informações mais específicas sobre a oferta e, claro, benefícios. 
  3. bullets points: parte em que já é possível falar de benefícios e complementar sobre como o serviço ou produto consegue atender as necessidades do consumidor. A disposição em tópicos garante maior atenção do cliente. 
  4. recursos visuais: todas as três primeiras etapas podem ser ilustradas com imagens, que auxiliam o consumidor a idealizar a proposta de valor e que também reforçam a mensagem principal. 

Inspiração: algumas propostas de valor perfeitas

Agora, você já conhece os fundamentos que permeiam a proposta de valor e também como estruturá-la.

O que acha de conferir, na prática, como funciona? Para isso, vamos recorrer a dois exemplos muito bem elaborados. 

A Netflix apresenta sua proposta de valor já na página inicial de seu site, com as seguintes frases:

Título: Filmes, séries e muito mais. Sem limites.

Subtítulo: Assista onde quiser. Cancele quando quiser.

Percebe como, em poucas palavras, é possível entender o que será oferecido? 

O conteúdo ainda trabalha dores de clientes: não há planos limitados e o cancelamento é simples, não depende de nenhuma cláusula de contrato. A comodidade de assistir online também é ressaltada.   

O Nubank, conhecido por quebrar barreiras do mercado de instituições financeiras, traz um ótimo exemplo de proposta de valor concisa e impactante:

Título: Simples, transparente e inovador: conheça o Nubank.

Subtítulo: Faça como outros 40 milhões de brasileiros e veja como é prático e fácil estar no controle da sua vida financeira com o Nubank.

Novamente, de forma direta, podemos observar o apelo às dores de clientes, como a burocracia e experiências ruins, quando o assunto é atendimento em bancos convencionais. 

Ambas as marcas trabalham também com os bullets points e imagens que, como já citamos, são essenciais à proposta de valor. 

Qual a sua proposta?

Agora, você já conhece tudo o que é essencial e chega o momento de colocar em prática o que aprendeu. 

Analise como a proposta de valor tem sido trabalhada na sua administradora e aplique o passo a passo que aprendeu no artigo.

Lembre-se de ressaltar principalmente os diferenciais exclusivos dos seus serviços.

Depois de elaborar a sua, compartilhe o resultado com a gente, enviando ao e-mail marketing@winker.com.br . Queremos saber se conseguimos ajudar sua administradora com este conteúdo. 

Além da proposta de valor bem definida, priorizar o relacionamento com cliente também aumenta vendas e retenção. Você pode ler mais sobre o assunto, ao clicar aqui

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