Assembleia Virtual Winker

Conseguir ampla participação de moradores nas assembleias de condomínios, para promover decisões realmente democráticas, é um desafio de síndicos e administradoras.

Mas, é fato que as dificuldades vão além da assembleia e votação em si, pois os desafios já iniciam na elaboração do edital, passam pela fase de deliberação e ainda se estendem após a conclusão.

Ao considerar todo esse panorama, com uma visão abrangente e atenta aos detalhes do processo, a Winker criou o módulo Assembleia Virtual.

Uma ferramenta pensada para a comodidade e segurança, mas também voltada a transformar as assembleias do condomínio, que são obrigatórias, em satisfação de opinar e participar das decisões que afetam a coletividade.

Facilidades começam já na divulgação do edital

Para que moradores sejam informados sobre a realização de uma assembleia, normalmente, cartazes são fixados em áreas comuns do condomínio. Neles, constam data, horário e assuntos da pauta.

Presume-se que todos leem esses avisos e cheguem ao dia da assembleia já devidamente informados para as votações previstas. Mas, nem todos têm oportunidade ou tempo para buscar informações e o que geralmente acontece é a deliberação durante a assembleia, o que prolonga, e muito, a duração da reunião.

Já com a Assembleia Virtual Winker, todas as informações podem ser divulgadas e acessadas por condôminos no app, por meio do celular ou web. Ou seja, no momento da votação, será mais fácil e rápido tomar decisões, pois documentos, opções e informações estavam disponíveis para análise prévia no app.

Esclarecimento prévio de dúvidas

Mesmo com a disponibilização de informações e documentos, pode ser que os condôminos fiquem em dúvida sobre qualquer questão. Deixar para esclarecer os questionamentos no momento da assembleia presencial também aumenta o tempo de decisão.

Por isso, a Assembleia Virtual Winker permite comentários e perguntas, diretamente no app. Assim, durante a votação, condôminos estarão mais seguros sobre as próprias decisões e a conclusão será mais rápida.

Não precisa de outro aplicativo para videochamada

videochamada assembleia virtual

Mesmo com a assembleia virtual, pode ser que condôminos não queiram abrir mão de uma deliberação em tempo real.

Com a Winker, essa parte também é simples, porque a plataforma está integrada ao ZoomPara fazer videochamadas, não é necessário ter conta ou acessar outros aplicativos. 

Usuários Winker conseguem acessar a chamada em vídeo diretamente no aplicativo, basta clicar em um botão que fica disponível na própria assembleia virtual. É simples e rápido, para deliberações online, a qualquer momento e lugar. 

Votação realmente democrática

Os motivos pelos quais moradores deixam de comparecer a assembleias presenciais variam, mas, na maioria das vezes, a ausência está ligada à falta de tempo e outros compromissos no mesmo horário.

Nesse sentido, está claro que, se condôminos podem votar no momento em que quiserem, através do app e de qualquer lugar, a participação estará mais simples e acessível.
Administradoras e síndicos que utilizam a Assembleia Virtual Winker conseguem determinar um período de deliberação e votação, para que todos possam participar, nos momentos que considerarem melhores.

Isso, no lugar de afastar condôminos da participação, os envolve no processo, com o reconhecimento de que cada um tem rotinas próprias e possa escolher quando votar. Mais participação é a certeza de que as escolhas serão, de fato, democráticas.

O condômino votou, mas mudou de ideia. E agora?

Na medida em que moradores acompanham as deliberações no app, é possível que o voto expressado não faça mais sentido. Na Assembleia Virtual Winker, a decisão não é definitiva, até que o período da assembleia esteja encerrado.

Então, enquanto a assembleia estiver em andamento no app, ainda é possível votar em outra opção, mesmo que o primeiro voto já tenha sido registrado, basta alterar a escolha.

Fração ideal: diferenças nos pesos de votos registradas por unidade

Quando um apartamento é maior e o proprietário paga taxas de condomínio mais altas, normalmente, a convenção indica que o voto dele terá maior peso. Porém, é difícil diferenciar esses condôminos em assembleias presenciais.

A Assembleia Virtual Winker também resolve essa questão, porque informações sobre o peso de voto de cada unidade estão registradas no app. Então, é possível contabilizar votos com base na chamada fração ideal.

Sem esse controle, é comum que até mesmo o resultado final da votação esteja comprometido, já que a fração ideal, de acordo com unidades, pode não ser levada em consideração.

Sem constrangimento com inadimplentes

Em meio a uma assembleia presencial, como expor que determinado condômino não tem direito a voto porque está inadimplente? É uma situação complicada, porque pode até mesmo render processos por danos morais.

Através da Winker, a inadimplência já está registrada no app, por isso, basta desconsiderar os votos de condôminos com pagamentos em atraso, sem constrangimento.

Registro completo de toda a assembleia

Por fim, ao ter realizado uma Assembleia Virtual Winker, não há necessidade de listas de presença em papel ou dificuldade para comprovar quem participou das decisões. Tudo está registrado no app, online e no mesmo lugar, com login único da Winker.

Para saber mais sobre a segurança oferecida pela Winker e porque também oferecemos uma ferramenta baseada na validade jurídica da assembleia virtual, acesse:

Assembleia Virtual Winker: decisões nos condomínios estão mais simples, seguras e democráticas

Escreva um comentário