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As estratégias usadas para burlar a segurança em condomínios são diversas.

Fato é que, além de terceirizar os serviços de segurança, incentivar moradores e colaboradores a tomar medidas muitas vezes simples também contribui para afastar riscos. 

Por outro lado, garantir a segurança em condomínios envolve muitos detalhes e pode ser difícil lembrar de todos eles.

Por isso, a seguir, confira uma checklist que pode ajudar a identificar falhas na segurança do seu condomínio.

O que é essencial em termos estruturais?

1. Sistema de controle de acesso por chave virtual, reconhecimento facial ou interfone digital (mais seguros que senhas, tags ou chaves).

2. Cadastro atualizado dos condôminos, indicando telefone de emergência, quantas e quais pessoas moram na unidade e quais seus veículos.

3. Portas de depósito de lixo devem estar sempre fechadas fora dos horários de coleta.

4. Sistema de monitoramento por câmeras de segurança.

5. O sistema de câmeras deve ser utilizado e testado com frequência.

6. Sistema de iluminação eficaz em áreas externas e de uso comum. 

7. Portarias e guaritas devem ser devidamente protegidas.

8. Espelhos retrovisores nas entradas e saídas de garagens. 

9. Manutenção adequada e constante de portões, grades e fechaduras.  

10. Áreas externas cercadas por muros ou estruturas adequadas para evitar invasões. 

11. Testagem e manutenção periódica de alarmes e sensores de presença. 

12. Automação para abertura de portas e portões, seja para moradores, por meio de aplicativo, por exemplo, ou para porteiros e vigilantes. 

13. Portinholas para recepção de encomendas na portaria. 

Sobre rotinas condominiais

14. Procedimento claro para o acesso de visitantes e prestadores de serviços. Soluções como o Easy Access Winker, utilizado por diversas empresas de segurança, permitem o acesso de visitantes rápido, seguro e com registro completo.

15. As regras sobre visitantes devem ser conhecidas por todos os moradores, sem esquecer dos novos condôminos. 

16. Entrega prévia da lista de convidados à portaria, vigilante ou central de monitoramento. No módulo Reservas Winker, o condômino disponibiliza a lista de forma digital, direto no aplicativo. 

17. O assunto segurança deve ser levado às assembleias condominiais, para que todos os condôminos conheçam, respeitem e contribuam com as regras.

18. Proibição de que entregadores levem encomendas ao apartamento. Os condôminos devem recebê-los na portaria.

19. Atualização semestral de cadastros de colaboradores. 

Para colaboradores

20. Não informar dados de moradores a ninguém. Essa é uma orientação necessária até mesmo porque condomínios também estão sujeitos à LGPD.  

21. Não permitir acesso de estranhos sem confirmação do morador. 

22. Não revelar detalhes do sistema de segurança a terceiros. 

23. Orientação para que porteiros e vigilantes jamais deixem seus postos. Quando necessário, devem chamar ajuda antes de atender a qualquer outro pedido. 

Como os moradores podem contribuir?

24. Manter portas e veículos devidamente trancados.

25. Conhecer quem são os colaboradores do condomínio e seus horários de trabalho.

26. Garantir que os interfones estejam em perfeitas condições de funcionamento.

27. Não deixar chaves, tags ou senhas de acessos com terceiros. O ideal é recorrer a um familiar ou vizinho, quando necessário. 

28. Nunca acionar a abertura de portas ou portões à distância. 

29. Avisar porteiro, vigilante ou central de monitoramento quando percebem comportamento suspeito. 

30. Participar de assembleias e conhecer os protocolos de segurança do condomínio. 

Seu condomínio está seguro?

Depois de conferir estes 30 itens, você já consegue identificar em quais aspectos a segurança do seu condomínio está comprometida. 

Analise quais dos itens estão faltando ou ainda não estão definidos e adote as medidas necessárias

Por fim, lembre-se de que o controle de acesso em condomínios é eficaz somente quando baseado em tecnologia inteligente.

Então, uma última dica é que seu condomínio procure por empresas de segurança que utilizam o Easy Access Winker para a terceirização deste serviço. 

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