O síndico Paulo Carvalho viu a rotina de gestão do próprio condomínio mudar completamente, diante da pandemia de Covid-19 e do isolamento social recomendado para conter a proliferação da doença. 

Carvalho está há dois anos à frente do Golden Tower Residence, que fica em São José, abriga 108 apartamentos e aproximadamente 250 moradores. Entre as tarefas que não podiam ser adiadas, havia, já marcada, uma assembleia. Porém, não era possível realizar a reunião de forma presencial.

A solução, para o condomínio que já utilizava a Winker, foi promover, pela primeira vez, uma assembleia online. Assim, a deliberação e votação seriam digitais, através do módulo Assembleia Virtual Winker.

Inicialmente, o síndico se organizou para que todos os moradores soubessem da assembleia a ser realizada de forma virtual. Avisos foram fixados em mural e enviados através de e-mail, grupo de WhatsApp e da plataforma Winker. 

Na opinião de Carvalho, apesar de a assembleia ter em pauta apenas a votação de síndico e conselho do condomínio, com somente um candidato, a participação superou expectativas, ainda mais por se tratar de um período de pandemia. “Sentimos mais participação e tudo foi muito tranquilo, deixamos a votação aberta por 24 horas e conseguimos dar acesso para todos participarem, mesmo quem não mora no condomínio ou está fora por algum motivo”, relata ele.

A simplicidade da plataforma também impressionou os condôminos, segundo Carvalho. Além disso, moradores que costumavam não participar, mudaram a percepção sobre a assembleia do condomínio. “Muitas pessoas têm receio ou não gostam da assembleia, acham que não serão ouvidos ou que sempre acaba em discussão”, observa ele. “Agora, a assembleia virtual quebrou esse paradigma, eles se sentem mais seguros, todos podem comentar, fazer perguntas, opinar ou apenas votar”

Próximas assembleias também devem ser virtuais

Após a experiência de uma primeira assembleia não-presencial, a expectativa, no Golden Tower Residence, é de que tomar decisões do condomínio online se torne uma prática definitiva. “Com certeza, é uma mudança que será mantida, porque a participação aumentou, mesmo se comparada com assembleias presenciais feitas antes da pandemia”, avalia Carvalho. 

A próxima assembleia do condomínio está prevista para ocorrer dentro de dois meses e os assuntos a serem abordados devem atrair mais interessados em opinar. “Teremos um planejamento de prioridades para o ano e a intenção é fazer com a Assembleia Virtual Winker novamente, acho que a participação vai ser ainda maior que a primeira”, adianta Carvalho.assembleia virtual

Escreva um comentário