assembleia virtual

Desde a fase de desenvolvimento da Assembleia Virtual Winker, o objetivo foi entregar segurança, validade e praticidade às decisões tomadas em condomínios, através da plataforma que os moradores já utilizam para outras rotinas da vida em condomínio.

A necessidade de prevenção à Covid-19, com a recomendação de que aglomerações sejam evitadas, coincidiu com o lançamento desse módulo.

Mais de quatro meses depois, a ferramenta está consolidada, com ampla utilização e adesão entre condomínios que optaram por realizar assembleias não-presenciais.

Mesmo assim, ela é aprimorada constantemente, sempre para melhorar a experiência de administradoras, síndicos e condôminos. 

A seguir, falaremos sobre as novas funcionalidades da Assembleia Virtual Winker. Embora esse possa ser considerado um módulo recente, as inovações são contínuas, para que praticamente as mesmas condições de uma assembleia presencial sejam alcançadas no ambiente virtual.

Deliberação por videochamada

A possibilidade de deliberar e votar de forma virtual é prática, mas ainda há quem não abre mão dos debates em tempo real. 

Quem utiliza a Assembleia Virtual Winker consegue fazer videochamadas por meio de aplicativos como Zoom, Google Meet, Youtube, Team, entre outros. 

Para isso, o link de acesso à chamada em vídeo deve ser informado no momento do cadastro da nova assembleia. Quando ela estiver em andamento, haverá um botão, que direciona o usuário ao aplicativo escolhido para a videochamada.

Dessa forma, o link não fica perdido em um e-mail ou WhatsApp: está salvo na própria assembleia, em que o morador já tem acesso prévio aos documentos e comentários.

Integração com o Zoom: videochamada em um clique

Já para realizar a videochamada através do Zoom, o processo é ainda mais fácil. 

A Assembleia Virtual Winker está integrada ao Zoom, então, usuários não precisam ter conta ou acessar outros aplicativos para entrar na chamada em vídeo. 

O botão de acesso também fica visível na própria assembleia, basta clicar e acessar a videochamada.

Conversas por chat em tempo real

chat em tempo real

Outra possibilidade para deliberação é a conversa em chat, disponível na Assembleia Virtual Winker. 

A troca de mensagens ocorre em tempo real, sem necessidade de espera ou atualização, e tudo fica registrado com data e horário de envio. 

Ao participar do chat, é possível ainda conferir quem está online e receber notificações sobre novas mensagens não lidas.

Definição de presidente/secretário da assembleia também é virtual

Em assembleias presenciais, normalmente, o secretário/presidente são definidos durante a assembleia e a Winker trouxe essa mesma condição para o virtual. 

No momento da abertura de uma nova assembleia virtual, entre as pautas para votação, pode estar a escolha do presidente/secretário da assembleia. 

Assim, a votação e publicação do resultado acontece diretamente na plataforma, o que traz ainda mais transparência ao processo. 

Visualizar informações está mais fácil

apuração de votos

A assembleia não-presencial só entrega praticidade se as informações estiverem ao alcance de gestores e de condôminos de forma simples. 

Nesse sentido, a Assembleia Virtual Winker está ainda mais intuitiva, com novidades aplicadas às principais telas da funcionalidade:

  • Tela Principal: demonstra, em tempo real, quem assinou a lista de presença e quem está online, participando da assembleia, além de mensagens não lidas. Novos votos são registrados no momento em que acontecem, sem necessidade de atualização da tela.
  • Tela de Apuração de Votos: aqui, é possível verificar a votação de acordo com cada uma das pautas da assembleia. Dessa forma, é mais fácil gerenciar qualquer contratempo, como votos duplicados, por exemplo.

Votação pode ser exportada para o Excel

Calcular a fração ideal por voto depende da metragem quadrada de cada unidade do condomínio. Quando esse fator não é levado em consideração, a assembleia corre risco de impugnação. 

Na Assembleia Virtual Winker, o resultado da votação pode ser exportado para o Excel. Com base na área de cada unidade, o cálculo da fração ideal ocorre automaticamente e sem erros, como o processo realizado em uma assembleia convencional. 

A modalidade de assembleia virtual está prevista em lei e, com a Winker, o processo de tomar decisões no condomínio não precisa parar ou ser adiado. 

Mais informações sobre a Assembleia Virtual Winker podem ser encontradas nos seguintes artigos:

Entenda por que a Assembleia Virtual Winker é a melhor opção

Assembleia Virtual Winker: decisões mais simples, seguras e democráticas

assembleia virtual

Escreva um comentário