É com a frase do título desse artigo, que João Machado, diretor da Embracon Condomínios, define a tendência de consolidação das assembleias virtuais, mesmo quando o período de isolamento social terminar.
A administradora de condomínios da qual Machado faz parte atua em Florianópolis e já havia percebido a demanda por assembleias não presenciais, ainda antes da pandemia de Covid-19. “Estamos em uma ilha turística, com várias praias, onde há muitos imóveis com proprietários de fora, então, essa necessidade era grande”, lembra ele.
Segundo ele, quando o isolamento social passou a ser exigência, foi inevitável aderir à solução. Até agora, a administradora já realizou quatro assembleias virtuais, com a Winker. “De um dia para o outro, vimos mandatos de síndicos sendo encerrados e precisávamos resolver essa situação, até porque, não sabemos quanto vai durar o isolamento”, relata.
Para a administradora, conseguir realizar assembleias virtuais refletiu em economia, agilidade e diminuição de processos. Machado afirma que se trata de uma facilidade sem precedentes. “A assembleia se torna mais organizada e objetiva, sem deslocamento de funcionários e equipamentos, nosso profissional acompanha tudo de qualquer lugar”, conta ele. “Não tivemos mais assembleias que se estendem até de madrugada, no dia seguinte, as atas foram feitas e já registradas em cartório, sem problemas”.
Cuidados para evitar dificuldades
Embora as facilidades geradas por uma assembleia de condomínio não-presencial sejam muitas, a Embracon Condomínios toma precauções para que tudo ocorra da melhor forma. Principalmente, em condomínios onde a experiência é inédita:
- ampla divulgação: comunicados sobre a assembleia virtual são enviados por canais variados, como e-mail, WhatsApp e através da Winker. Há acompanhamento e, com alguns moradores que parecem não ter recebido ou visualizado o comunicado, a administradora entra em contato por ligação.
- assuntos antecipados: bem antes do período estipulado para a assembleia e votação, a administradora comunica e disponibiliza os assuntos e tópicos a serem debatidos. A mesma regra vale para eleições de síndicos, candidatos são orientados a se manifestar e informar os próprios dados com antecedência, até uma data determinada, para cadastro na plataforma.
- plataforma segura e auditável: a escolha pela Assembleia Virtual Winker garantiu que atas fossem registradas em cartório, sem problemas. Além disso, todos os cuidados pensados para assembleias presenciais ocorrem também no digital.
A comodidade e inclusão para que todos os condôminos consigam deliberar e opinar, são outros pontos positivos apontados pela Embracon. Até mesmo a aprovação de constituição de condomínio que, na opinião de Machado, é um ponto delicado, já ocorreu através da Assembleia Virtual Winker. “Acredito que o segredo é a dinâmica da plataforma, que não existe em outras, por isso, vamos oferecer a ferramenta para todos os condomínios que administramos”, resume o diretor.
3 Comentários
Pingback: Assembleia Virtual: decisões mais simples, seguras e democráticas
Pingback: Assembleia Virtual Winker tem novas funcionalidades
Pingback: Dúvidas sobre assembleia virtual? A Winker responde!