Independente do tamanho de uma empresa, é consenso que os diferentes setores que a integram têm o mesmo objetivo final: conquistar novos clientes e garantir vendas. É basicamente desses fatores que depende a existência de qualquer negócio.

Porém, as relações de consumo mudaram diante do surgimento da internet, o consumidor é ativo e tem a possibilidade de se informar muito, antes da decisão de compra. Nesse contexto, o marketing também se remodelou e tem inúmeras novas estratégias, baseadas nas rápidas mudanças impostas, principalmente, pelo digital

O momento de decisão sobre quais métodos utilizar pode ser confuso, por isso, elaboramos uma lista das mais eficientes estratégias de marketing, com base no cenário atual, e foco no aumento de vendas e retenção de clientes. 

Experiência do cliente

Com relações de consumo cada vez mais dinâmicas, não basta que o produto ou serviço seja atrativo. É preciso avaliar o contato do cliente com a empresa a partir de uma visão macro, considerar todos os momentos em que ele percebe a marca e trabalhar para que os mesmos sejam positivos

Os fatores relevantes podem variar, mas são indispensáveis o atendimento, a busca por relacionamento com o cliente no sentido de resolver suas principais dúvidas e problemas, rapidamente e sem conflitos

A chave, aqui, é se perguntar: como clientes se relacionam com minha empresa? Estar atento à experiência do cliente exige também planejamento e profundo conhecimento de seu público-alvo.

Hoje, os hábitos de consumo são mais influenciados por conteúdos, então, vendedores precisam estar capacitados para conhecer tecnicamente o que oferecem e conversar de igual para igual com compradores que já buscaram informações na web. Nesse sentido, é válido conhecer a metodologia de vendas Customer Centric Selling.

A implementação de tecnologia, ainda mais para uma presença digital efetiva, que abordamos no próximo tópico, também é fundamental.

Presença digital

Ser encontrado e construir uma presença consolidada no meio digital é iniciativa essencial para que o marketing trabalhe a favor das vendas. Nesse caso, as possibilidades também são muitas e a prioridade se volta a definir quais delas funcionam melhor a cada caso.

Ser ativo em redes sociais, ter canais de comunicação online facilitadores de contato e um site responsivo, além de atrativo, e utilizar ferramentas como o e-mail marketing são questões básicas. 

Mas é importante sempre ter em mente que o marketing digital pode ser testado, para que as estratégias sejam modeladas ao produto ou serviço em questão. Então, defina e avalie sua persona e descubra quais ações realmente geram impacto no seu público-alvo. 

Entre as estratégias mais eficientes hoje, está o Inbound Marketing, que tem como premissa a atração de clientes, através de conteúdo relevante, de forma voluntária e personalizada.

Envolvimento de outros setores com o marketing

Se o objetivo da empresa é ganhar mercado e continuar em crescimento, podemos afirmar que todos os setores devem estar alinhados às estratégias de marketing. Para isso, em primeiro lugar, é importante que as propostas sejam conhecidas por todos os integrantes da equipe, principalmente aqueles que atuam em vendas.

Por exemplo, enquanto o comercial define metas a serem alcançadas, o marketing deve conhecê-las e decidir como pode ajudar. Outra dica é que o trabalho integrado permite que o marketing conheça melhor clientes e prospects, já que o setor de vendas conversa diretamente com o consumidor final. 

Ainda no sentido de unir vendas e marketing, há o método Acount-Based Marketing (ABM), abordagem focada em personalização dos dois setores, para aprofundar relacionamento com contas específicas. Em contrapartida a estratégias que se concentram em quantidade de leads, o ABM é capaz de entregar qualidade.

Flywheel

Essa é uma metodologia que surge como tendência para ocupar o espaço do já conhecido funil de vendas. Neste último, a satisfação do cliente só é considerada na parte final do funil, durante o pós-venda. Já o Flywheel, percebe o cliente como centro de todas as estratégias de marketing, durante todo o tempo e inclui ações de marketing, vendas e relacionamento. 

Aqui, as etapas de atração, engajamento e encantamento envolvem o cliente como um todo e funcionam como uma engrenagem, com a ideia de que o fluxo é contínuo, em qualquer fase do processo. 

Esperamos ter contribuído com sua busca por mais eficiência em vendas e lembramos que outras estratégias e conteúdos podem ser conferidos em nosso blog

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