Toda administradora de condomínios deveria ter como prioridade construir um bom relacionamento com os seus clientes.

Digo isso e, amparado pelos números de uma pesquisa da CustomerThink, onde 97% dos clientes afirmam que o atendimento é muito importante na escolha e lealdade à uma marca. 

Para o mercado de condomínios, existem 2 premissas que deveriam estar, a todo momento, norteando as ações das administradoras:

  1. Bons relacionamentos geram novos negócios.
  2. Foco nos moradores e no corpo diretivo dos condomínios. Já que são que eles decidem qual e o por quê de contratar uma contratada. 

Logo, ter soluções e ideias inovadoras hoje em dia não é o suficiente. Você também precisa ser capaz de entender as necessidades e de conquistar seu público alvo: os moradores.

Conquistá-los envolve, além de muito esforço  e uma abordagem inteligente, nutrir e construir um relacionamento duradouro com eles.

Pensando nisso, escrevi este artigo justamente para sua administradora. Nele darei 5 dicas importantes para sua empresa construir um bom relacionamento com seus clientes, impedindo que você perca eles para a concorrência. Preparado?

1 – Entenda quem são seus clientes

Entender seu público alvo é um dos princípios básicos para a construção de um bom relacionamento com seus clientes. Mas o que seria esse ‘’entendimento’’, afinal?

Começa na realização de um mapeamento e um estudo de mercado, onde sua administradora precisa analisar variáveis importantes como limites de atuação, expansão demográfica, análise da concorrência, entre outras.

Após isso, será necessário você saber quem é o seu público. Afinal, ter em mente o perfil do seu cliente é o ponto de partida para você “falar a mesma língua que ele”. Aí é que entra uma etapa importante, a de criação de uma ou mais personas.

Personas nada mais são do que: personagens semi-fictícios do seu cliente ideal, criados a partir de dados coletados em pesquisas e interações, para entender como ele vive e se comporta.

Assim, é possível dar os primeiros passos para construir um relacionamento com seus clientes, porque fica muito mais fácil conhecer suas expectativas, os melhores canais para atendê-los, o linguajar que utilizam, que conteúdo querem acessar, etc.

2 – Saiba oferecer seus produtos

Ofertar um produto ou serviço envolve um longo esforço de comunicação, de diferentes áreas da empresa com os clientes. Implica em ser capaz de seduzi-lo e nutri-lo desde o começa de sua jornada de compra.  

A oferta, aliás, é um ótimo demonstrativo que você tem tido sucesso na construção de um bom relacionamento com seus clientes. 

E retomando o começo do artigo, um bom relacionamento gera novos negócios, pois: 

  • Ofertas se convertendo em vendas para novos clientes: significa que sua administradora está sabendo comunicar para seu público que tem a solução para a sua dor.
  • Ofertas se convertendo em vendas para clientes antigos: isso mostra sucesso na fidelização dos clientes, que você se relaciona tão bem com eles que eles se tornaram promotores da sua marca, sentindo-se seguros em continuar comprando de você.

Construir um bom relacionamento requer também aplicar técnicas de vendas (up-sell e cross-sell), pois elas são um excelente indicativo para seus clientes de que sua administradora é capaz de oferecer alternativas e se antecipar às necessidades deles.

Outro recurso poderoso para construir um relacionamento duradouro com seus clientes é oferecer a eles prêmios pela sua fidelidade, como descontos pela indicação de outros condomínios ou funcionalidades extras.

É fundamental sempre mostrar para seu público que você consegue entregar algo a mais ou surpreendê-lo durante sua jornada de compra. 

3 – Treinamento e cultura focada no bom relacionamento com seus clientes

A maioria dos clientes se importam mais com a qualidade do atendimento, do que com a velocidade dele, segundo o CustomerThink, ao atestar que 95% dos clientes dão mais valor a alta qualidade e competência do atendimento do que se ele ser rápido. 

Isso nos obriga a falar de um tema que ainda é um problema para muitas administradoras: a ausência de uma cultura empresarial focada no atendimento ao cliente.

E por um motivo bem óbvio: a cultura organizacional da sua empresa afetará diretamente na maneira como os colaboradores se dirigem aos seus clientes.

Logo, a melhor solução é sua administradora estar promovendo, constantemente, treinamentos para seus colaboradores saberem se relacionarem com o cliente.

Treinamentos focados nos propósitos e valores da empresa, em estudar e conhecer a fundo as dores e a realidade dos seus clientes e como utilizar as tecnologias e os canais de comunicação da empresa para se aproximar mais do cliente . 

O objetivo principal precisa ser transformar o sucesso dos clientes em uma meta de todas as áreas da empresa.

4 – Atendimento omnichannel

Só existe um caminho para você construir um bom relacionamento com seus clientes: optar por um atendimento omnichannel.

Promova uma experiência de atendimento ao seu cliente integrada e diversificada com diferentes canais, online e offline:

  • Atendimento via chat bot pelo site.
  • Redes sociais.
  • E-mail.
  • Telefone.
  • Whatsapp.

Estar aberto e disponível não consiste em apenas ofertar produtos e serviços. Mas também em dialogar e sanar dúvidas para alcançar resultados melhores e a satisfação dos seus clientes. 

5 – Invista em novas ferramentas para o relacionamento com seus clientes

Hoje em dia, as administradoras podem utilizar e usufruir de ferramentas que antes não existiam e que facilitam bastante as rotinas e procedimentos das administradoras.

Processos como os de gerenciamento e gestão de relacionamento com os clientes sofreram transformações rápidas e intensas com o emprego dessas ferramentas.

Soluções como os ERPs, por exemplo, asseguram rapidez, fluidez e comodidade na administração dos processos do seu negócio, sendo até integrada a outras soluções, permitindo que sua empresa tenha tempo para se dedicar ao relacionamento com seus clientes.

Outras ferramentas importantes, são os aplicativos e plataformas de marketing e relacionamento digitais, pois são fáceis de usar, baixar e favorecem um número maior de interações entre sua administradora e os moradores (e entre os próprios moradores).

As pessoas se aproximam, naturalmente, das marcas que se empenham em criar um relacionamento com elas e que apresentam soluções modernas e empenhadas em facilitar a vida delas. 

Logo, construir um bom relacionamento com seus clientes permitirá que sua administradora tenha uma vida longa e próspera.

Refletindo não só em ganhos financeiros (que obviamente sempre são atraentes), mas consolidando transformações positivas e permanentes nas vidas de seus clientes. 

Se você realmente prioriza a construção de um bom relacionamento com seus clientes, você precisa conhecer a Winker. A plataforma Winker é a melhor ferramenta do mercado para as administradoras de condomínio que querem construir relacionamentos duradouros com seus moradores. Entre em nosso site e confira o que a nossa plataforma fará por você.

Escreva um comentário