Além de controlar a entrada e saída de pessoas do condomínio, o controle de acesso transforma a relação entre os moradores e os espaços condominiais.

Controlar a entrada e saída de visitantes e moradores sempre foi um enorme desafio para os condomínios, independente do seu tamanho ou perfil.

Mas, o mercado de segurança dispõe de muitas soluções e, com certeza, o Controle de Acesso é uma das principais.

Em uma era marcada por sistemas inteligentes, aplicativos de celular e inteligência artificial, como a que vivemos atualmente, é importante, seja você síndico ou morador, estar por dentro de tecnologias, e o Controle de Acesso não fica de fora disso.

Assim, escrevi este artigo para ajudar você, apresentando ao longo dele essa importante ferramenta. Então, vamos lá.

O que é o controle de acesso?

Quem já viu filmes de ação ou ficção científica certamente já se impressionou com sistemas de segurança sofisticados com leitura de íris, biometria, etc.

Porém, apesar de serem elementos presentes na ficção, eles não estão muito distantes da nossa realidade.

Por exemplo, você já deve ter ido a algum condomínio cuja entrada ocorreu por meio de biometria, senhas ou cartão. Certo? Bem, se isso aconteceu, você usou um Controle de Acesso, sabia disso?

Pois o Controle de Acesso é, justamente, um equipamento ou sistema que restringe a entrada e saída de indivíduos a um determinado lugar. Sem, necessariamente, haver uma intervenção humana, como a de um vigilante, por exemplo

O objetivo desse sistema é garantir a segurança e a integridade de informações, bens e indivíduos, não permitindo o acesso de pessoas que não estejam autorizadas às nas dependências do lugar

No caso do Controle de Acesso, a gestão do acesso dos visitantes é eletrônica e se realiza de duas formas:

  • Presencial e a distância: com o auxílio do sistema, o porteiro faz o controle de entrada e saída de pessoas, ficando tudo registrado no sistema.
  • Somente a distância: por meio de portaria remota, o controle de entrada e saída de pessoas por um controlador localizado em uma central de vigilância, sendo todo o processo automatizado por equipamentos eletrônicos.

Além disso, sistemas de gestão de acesso também possuem a finalidade de, a partir da análise de dados, identificar padrões comportamentais e de mobilidade dos moradores, visitantes e colaboradores do condomínio.

Mas porquê sistemas de gestão de acesso andam tão em alta ultimamente?

Isso se deve ao fato deles apresentarem diferenciais de custo, de segurança, de padronização de análise e tratamento de dados que outras soluções não oferecem, sendo aplicáveis em condomínios com diferentes tamanhos e perfis.

Controle de acesso = menos custos

Esse é um dos principais aspectos que influenciam na escolha por soluções como o controle de acesso: o custo benefício, reunindo baixo custo e valor agregado.

O baixo custo está intimamente ligado a manutenção desse tipo de solução, já que ela dispensa a necessidade de intermediários para funcionar, sendo financeiramente mais viável por isentar o condomínio dos altos custos com pessoal e horas extras indevidas, por exemplo.

Já o valor agregado está ligado ao alto nível tecnológico das soluções e a autonomia que elas conferem aos seus usuários.

Usuários esses mais satisfeitos, pois têm acesso a uma solução moderna, intuitiva e cujo valor é intangível: o de garantir a segurança de suas vidas, bens e familiares.

Assim, o controle de acesso é o sistema de segurança perfeito para síndicos que buscam autonomia e economia para garantir a segurança dos seus condôminos.

Segurança

Mas, querendo ou não, o ponto principal a ser levado em conta quando tratamos de sistemas de gestão de acesso para condomínios é a segurança.

Principalmente nas grandes cidades, já que controlar a entrada e saída de pessoas do perímetro residencial deixou de ser uma questão de necessidade e passou a ser uma questão de sobrevivência e liberdade.

Isso por uma questão bem óbvia: não há como os moradores desfrutarem da liberdade se eles sentem medo de transitar nas dependências do condomínio.

Logo, o controle de acesso possui um papel fundamental para garantir a ordem e tranquilidade no condomínio, pois tem como funções:

  • Identificar e verificar de forma automática os níveis de acesso permitidos para cada usuário.
  • O síndico tem acesso ao histórico e a frequência de visitantes no condomínio.
  • Informações em tempo real de quem está entrando nas dependências do conjunto residencial.
  • A Identificação de cada visitante, com registros com fotos, imagens de câmeras e o cadastro feito pelos moradores, anteriormente.
  • Assegurar a integridade física e dos bens dos moradores e do condomínio.

Outro aspecto que é bem importante de ser lembrado, em termos de segurança, é que o Controle de Acesso é uma solução que permite ser integrada com outras tecnologias, como a portaria remota e câmeras, ou até mesmo um porteiro presencialmente.

Portanto, esse sistema oferece mais liberdade e um leque de possibilidades para proteger com ainda mais eficiência qualquer tipo de condomínio.

Padronização de cadastros (cadastro inteligente)

Se tem uma coisa que síndicos entendem bastante é de processos, por isso mesmo que sabem o quanto é difícil ter que lidar com procedimentos fora do padrão.

Sabia que o Controle de Acesso ajuda e facilita os processos relacionados ao cadastro de moradores e visitantes e na padronização de entrada e a saída desses indivíduos?

Pois bem, esse eficiente sistema de segurança auxilia, por exemplo, os porteiros no atendimento e controle de entrada e saída de visitantes por meio do cadastro inteligente de visitantes feito pelos moradores no próprio sistema.

Logo, ele estabelece uma padronização sobre como deverá ser feito o recebimento de visitantes e a maneira como os moradores devem convidá-los, por meio de cadastros inteligentes como as chaves virtuais.

Bem, se você chegou até o fim do nosso texto, tenho certeza que deve estar ansioso, ou no mínimo curioso, para saber mais sobre o Controle de Acesso e como adquirir ele, pois tenho certeza que a prioridade número um de vocês seja proteger e garantir a segurança dos condomínios de vocês.

Portanto, se você me permite, tenho um convite para te fazer: conheça o Controle de acesso da Winker, que além de ser a solução mais completa do mercado, possui todas as vantagens e funcionalidades que descrevi neste artigo (e MUITO MAIS).

Clique aqui e conheça o Controle de Acesso da Winker.


Escreva um comentário