A transformação digital mudou a forma como as administradoras gerem seus negócios e se relacionam com seus clientes.

A transformação digital mudou as percepções de modelos de negócio. Mudanças essas que impactam diariamente na forma como trabalhamos, nos relacionamos e até como investimos. 

Uma transformação sem volta, orientada por 3 objetivos: aumento de produtividade, promoção da melhor experiência para o cliente e otimização de processos internos.

Se adaptar a essa nova realidade tornou-se um desafio para as empresas, de diferentes tipos de segmento, que almejam conquistar espaço no mercado e vencer a concorrência.

Os impactos dessa transformação começaram a serem sentidos recentemente pelas administradoras de condomínios, que compreenderam que para sobreviver em um mercado tão competitivo, seria preciso dispor de ferramentas e estratégias cada vez mais eficientes.

Para situar melhor sua administradora nesse período de transformação digital, vamos apresentar um panorama geral neste artigo para que sua empresa não fique parada no tempo e saiba vencer a concorrência.  

O que mudou para o mercado e as administradoras

Novas tecnologias, softwares nas nuvens , soluções mais inteligentes. A transformação digital modificou a forma de se relacionar com o cliente e como administradoras passaram a atuar no mercado condominial. 

Softwares passaram a automatizar processos, antes feitos a mão, e gerir atividades administrativas passou a ser uma tarefa menos demorada, como:

  • Gestão de arrecadações e de pagamentos.
  • Emissão de boletos.
  • Conciliação bancária diária e prestação de contas.
  • Gestão da inadimplência dos condomínios.
  • Inteligência de mercado através de análises comparativas mais fidedignas.

Logo, inovação passou a ser a palavra-chave para garantir a satisfação dos clientes e estar à frente da concorrência, pois investir em tecnologia barateia os custos operacionais para os condôminos e resolve os problemas condominiais com mais eficiência. 

Simplificar serviços e processos oferece para a administradora mais tempo para investir no sucesso do cliente e em outros pontos importantes para o negócio.  

Foco para fazer administradoras crescerem

A automatização desses processos garantiu para as administradoras mais tempo para se dedicar a ações que almejam aumento das vendas.

Assim, elas passaram a propor novas soluções para condôminos e condomínios e a dialogar mais abertamente, ações como:

  • Captação de clientes e ofertar novos serviços.
  • Gerir custos e indicadores de qualidade do condomínio atrás de novas soluções que atendam as necessidades dos clientes.
  • Atender e investir no relacionamento com os clientes.

As administradoras de condomínios começam, então, a experimentar uma nova realidade: a de ser digital

E no mundo digital, para passar confiabilidade e qualidade é necessário saber se comunicar com clareza com seus clientes, sendo transparente na prestação de contas e resolvendo com eficiência os pedidos e demandas apresentadas.

Aumentar as receitas da sua administradora começa por alimentar processos com ferramentas eficientes e investir em marketing, vendas e relacionamento, oferecendo um produto de qualidade que atenda as reais necessidades de cada cliente.

Seja uma administradora digital

Além de ajudar você com informação, vou apresentar uma forma para sua administradora ser mais eficiente e entrar de vez para a era digital: Venha para a Winker! 

A plataforma de marketing e relacionamento da Winker é a ferramenta mais eficiente do mercado para administradoras, como a sua, irem mais longe. Solicite hoje mesmo um orçamento e transforme sua administradora em uma máquina de resultados.

Confira o que tem a dizer um síndico que transformou os processos do seu condomínio, tornando-os 100% digitais.

Entrevista com o Alex, síndico profissional 

Winker – De quais formas as inovações trazidas pelo app aumentaram o nível de satisfação dos condôminos? Detalhe como.

Alex – O condomínio em que atuo, como síndico morador, tem por cultura a adoção de processos e ferramentas digitais a alguns anos. Em parte essa cultura foi incentivada pela própria gestão. Com o passar do tempo acumulamos serviços (on-line) e softwares que muitas vezes se sobrepunham (um acesso para segunda via de boletos, outro para livro de ocorrências, outros para prestação de contas, outro para controle de acesso, outro para serviços de portaria e avisos de encomenda etc) e, de maneira bem geral, não tinham nenhum tipo de convergência e não se intercomunicavam e estavam bem pulverizados. 

Isso resultava, do ponto de vista dos condôminos, sem nunca saber ao certo em qual sistema deveria fazer login para ter acesso a um recurso específico, já que para cada serviço existia um usuário e senha completamente distinto. Já do ponto de vista da administração ter 5 ou 6 bases distintas de condôminos gerava duplicações desnecessárias e confusão, pois nunca sabíamos qual era o dado do condôminos (e-mail, telefone etc) mais atualizado, além disso gerenciar sistemas completamente apartados gerava um nível de retrabalho imenso da sindicância e da administradora, além da ocorrência de erros ser mais comum.

Tudo isso praticamente deixou de existir quando adotamos uma plataforma (Winker) que passou a agregar e intercomunicar todas as pontas do processo em um único lugar (portaria, administradora, administradores que fazem parte do Conselho/Síndico etc, moradores, advogado do condomínio, imobiliárias que alugam as unidades etc), gerando assim maior nível de satisfação dos condôminos, já que toda informação a respeito do condomínio passou a estar em um único lugar.

Winker – Quais recursos do app trouxeram uma melhora no relacionamento com os moradores. Se possível, cite exemplos.

Alex – Como citado anteriormente, um dos objetivos da gestão (Síndico e Conselho) era justamente dar mais visibilidade dos processos internos (manutenções, cotações etc). Como também, mais transparência dos gastos (balancete até o nível da nota fiscal etc) aos moradores por meio da melhoraria da comunicação interna.

A adoção do Winker veio a contribuir neste objetivo primário que tínhamos e buscávamos, pois a comunicação passou a ser feita de maneira clara e objetiva com os moradores, por meio do app da Winker, facilitando no relato de ocorrências internas, na formalização de respostas aos que se queixam ou pediam manutenções pontuais, que cabem ao condomínio, e até mesmo na ciência dos proprietários nos casos em que sua unidade locada estava envolvida em algum tipo de notificação ou multa condominial (antes quem recebia essa comunicação eram apenas os locatários que residiam no condomínio e muitas vezes não repassavam a informação aos proprietários).

Winker Com o app, muitos dos processos internos do condomínio foram automatizados (Envios de documentos para Administradora, prestação de conta digital, envio de leitura de água e gás, reservas, multas e advertências digital, convocação para assembléias, controle de visitantes, entre outros). Explique como isso facilitou a gestão das atividades administrativas do seu dia a dia.

Alex – No que tange a administração, passamos a ter controle total, centralizando com rapidez todas as informações das unidades (notificações, multas, controle de pagamentos etc). Bem como gerar relatórios de forma simplificada, sem a necessidade de trabalho manual ou aguardar vários dias para se obter a informação, sem solicitar à administradora ou mesmo consultar muitas bases e softwares diferentes. 

Isso fez toda a diferença da eficiência e qualidade dos atendimentos e procedimentos internos. O que se fazia (e se esperava retorno) em dois ou três dias, hoje se faz em alguns cliques pela administração/sindicância. E com possibilidade de erro reduzida, já que toda a informação está disposta de forma clara e objetiva.

WinkerQuais os 3 módulos que mais diminuíram problemas comuns dos moradores?

Alex – Foram os módulos de Reservas, Mensagens e Prestações de contas.

Winker A sensação de conforto, confiança e segurança, pelos moradores, aumentou após a implantação do app? Diga como.

Alex – Houve melhora sensível na sensação de confiança dos condôminos na velocidade com que respondemos e tomamos ações nos diversos casos que são relatados.

Antes a demora em se obter dados confiáveis, atualizados e/ou um relatório específico atrasava a resposta aos moradores. O que gerava a impressão de que a administração não estava atenta aos problemas relatados pelos condôminos ou que a administração era ineficiente. 

Da mesma forma, com os balancetes, fluxo de caixa etc, disponíveis a todos, até o nível da nota fiscal, geramos maior confiança na idoneidade, seriedade e comprometimento. Isso auxilia o coletivo da administração minimizando a impressão e o senso comum de que “todo síndico é ladrão”.

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