É comum as pessoas reclamarem sobre as atitudes que seus vizinhos tomam e que as incomodam. Em condomínios isso é mais frequente, afinal, dividimos paredes, corredores, áreas de lazer, etc.

Mas pare para pensar: dá muito mais trabalho tentar mudar os outros do que mudar a si mesmo. Assim, aqui vão 5 atitudes simples que vão ajudar a tornar a sua relação com seu vizinho muito mais agradável (e você também ficará mais feliz, eu garanto!):

1 – Retire seus sapatos e coloque uma pantufa ou chinelos 

Essa regra vale, principalmente, quando você estiver em casa, independente da hora, ou logo cedo ao preparar seus filhos para irem pra escola, por exemplo. 

Além de atitudes como essa serem mais relaxantes, depois de um longo dia de trabalho ou enquanto estiver se arrumando antes de sair, seus vizinhos agradecem por não ficar acompanhando seus passos dentro da sua casa.

2 – Monitore seu cãozinho inspira boas atitudes 

Para saber se ele se comporta bem enquanto você não está em casa. Pode até perguntar ao seu vizinho, sabia? 

Manter as unhas aparadas, dar brinquedos de pano (que não causem impactos no chão) e caminhadas frequentes podem ajudar a seu amiguinho se encaixar melhor na vida em condomínio.

Outra dica do morador João César é “uso de coleira e focinheira nas áreas comuns do condomínio”. É simples e mostra respeito ao espaço que é compartilhado com seus vizinhos.

3 – Cumprimentar seus vizinhos, uma das melhores atitudes!

Dizer “Bom dia” e desejar uma “boa tarde” ou “boa noite” não machuca ninguém e ainda pode ser o início de uma amizade.

Mas seja verdadeiro, viu? Aproximar-se das pessoas que você já mora tão próximo pode ser muito bom! 

Você pode acabar formando um time de futebol ou conseguir alguns parceiros de academia, ao invés de ter estranhos decidindo com você o que é melhor para o condomínio, não é mesmo?!

4 – Respeite o horário de silêncio e descanso e a rotina de seus vizinhos.

Quer receber um casal de amigos para jantar? Maravilha!

Mas combine com eles um horário limite para as conversas animadas, depois, procure maneirar. Seus amigos não ficarão chateados se você combinar isso com eles previamente, acredite, eu já fiz isso!

5 – Explique para seus filhos as regras do condomínio 

Reforce cada regra quando ela for quebrada ou questionada. Se algum vizinho reclamar do comportamento deles, receba a reclamação com respeito, mesmo que você ache que a pessoa não tem razão.

Assimile, converse com seus filhos e procure refletir dentro da sua casa o que pode ser feito.

Gostou?! Conhece outras atitudes para melhorar o convívio com vizinhos? Compartilhe deixando um comentário.

Escreva um comentário